sexta-feira, 26 de março de 2010

RELATO DA REUNIÃO 39/06 - 25-03-2010

Irmãos e irmãs do Grupo Familiar Arca da Aliança: A paz de Cristo inunde os corações de todos!
Participantes: 9 almas. Ministração do Louvor: G&M e Cia. Ministração da Palavra: Preletor: Irmão Deto. Tema: Rompendo Muralhas. Ref. Bíbl: Hb 11:30
Quais são as muralhas que você está precisando romper? Que muralhas foram levantadas em sua vida contra você? Há um episódio bíblico muito interessante que fala de uma grande muralha que levou 7 dias para ser rompida. Vamos ver e analisar um pouco dessa maravilhosa história e veremos no que ela poderá nos ajudar. “Foi a fé que pôs abaixo as muralhas de Jericó, depois que o povo de Israel tinha andado ao redor delas durante sete dias, como Deus lhes ordenara.” (Hb 11:30).
A primeira grande lição e a mais importante de todas é que romperemos e somente romperemos as grandes muralhas em nossas vidas pela fé! Não há outro caminho nem jeito de conseguir essa grande vitória, se não pela fé.
Foi pela fé que muitas vitórias foram alcançadas pelos grandes homens de Deus do passado, do presente e do futuro. O próprio capítulo 11 narra, de forma bem resumida, essas grandes vitórias e elas são exemplos para nós. Se eles conseguiram, nós conseguiremos, triunfaremos, venceremos e romperemos grandes muralhas.
Senhor, nos abençoe fazendo com que possamos aprender a lição que tu tens preparado para nós no tocante a este tema. Nos ajuda a refletir e a escrever e a pregar. Que tudo seja feito para a honra e a glória, exclusiva, de teu nome.
E as muralhas? A principal delas a ser vencida é a muralha da dúvida! A dúvida foi a arma de Satanás desde o princípio. Ali no episódio de Gênesis quando Adão e Eva estavam no Jardim do Éden, Satanás, muito astuto, lançou seus ataques. Ele soube lançar as sementes da dúvida.
Reparem que ele não contestou o poder de Deus, pois não haveria como convencer Adão e Eva pois eles o conheciam como o criador dos céus e da terra e de tudo o que neles há. Ele também não contestou a existência de Deus, pois era mais do que fato a existência de Deus, pois eles o viam todos os dias. Ele também não contestou o relacionamento entre Deus e Adão e Eva, pois teofanicamente o Senhor lhes aparecia e conversava com eles assim como eu estou falando agora e vocês estão ouvindo (ou lendo).
Deus é o criador de todas as coisas. Deus existe. Deus com eles mantinha comunhão vivendo em um relacionamento profundo.
O que na verdade Satanás contestou foi a palavra de Deus! “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3:1). O ataque de Satanás foi preciso e bem cirúrgico. Muitíssimo esperto atacou a palavra de Deus.
Modernamente, temos visto tantos ataques à palavra de Deus! Vejam os filmes atuais de sucesso e suas histórias. Vejam as literaturas, principalmente as científicas que exaltam Darwin, e sua teoria absurda e fantasiosa da evolução das espécies. Ele, Satanás, continua o mesmo e não riá mudar sua forma de agir. A dúvida em nossos corações é uma das principais, se não, a principal muralha a ser vencida. E como iremos vencê-la?
Aleluias! “Foi a fé que pôs abaixo as muralhas de Jericó, depois que o povo de Israel tinha andado ao redor delas durante sete dias, como Deus lhes ordenara.” (Hb 11:30).
A dúvida é um terrível obstáculo que somente pode ser vencida pela fé! Uma é antagônica à outra e portanto não se podem coexistir, viverem juntas. Ou você abriga em seu coração a dúvida ou você abriga em seu coração a fé. É para mim uma simples questão de escolha! Então iremos vencê-la mediante nossa decisão de confiar ou não em Deus. Simples assim!
Se você escolher como escolheram Adão e Eva dando créditos à Satanás, você escolherá duvidar da palavra de Deus que te tem prometido inúmeras bênçãos. Não há barreiras que não possam ser vencidas por Deus! Por isso que a dúvida é uma barreira enorme e a primeira a meditarmos. A dúvida é uma ofensa e não somente uma atitude qualquer que tomamos sem consequências. Quem duvida de Deus, crê no Satanás, pois é ele quem tem afrontado a palavra de Deus. Cuidado, pois!
Podemos reparar nas nossas meditações bíblicas e bem no ambiente de nossas orações que a dúvida é um ato de ofensa a Deus, por isso ele não pode operar. A incredulidade é sempre repreendida. Em Hebreus a palavra de Deus nos diz que “E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.” (Hb 3:10). Eles não puderam entrar no descanso de Deus por causa da incredulidade!
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6). Ao nos aproximarmos de Deus, visando agradá-lo, devemos, em primeiro lugar crer que ele existe e não somente isso, mas que também Deus é nosso galardoador (galardoador dos que o buscam!).
Repare também em nossas orações. Vamos fazer agora um exercício de oração. Fechem os teus olhos e comecem a orar. Quando oramos a Deus jamais nos colocamos diante dele, do Senhor, como estando diante de um ser que nada pode fazer, pelo contrário, sempre o vemos como quem está no controle de todas as coisas. E realmente Deus está no controle de tudo e de todas as coisas, se não não seria Deus nem a ele dirigiríamos nossas orações.
Estamos aprendendo, então, a enfrentar e a derrotar a primeira grande muralha em nossas vidas: a dúvida! Vimos quem é o principal responsável pela sua disseminação e o resultado que ele alcançou com seus ataques. Não é brincadeira, não, nem podemos baixar jamais nossa guarda achando que ele já era ou que foi definitivamente derrotado. Ao menor sinal de vacilo, lá estamos nós cheios de dúvidas e caindo em seus laços. Vigia, crente!
A nossa segunda muralha depois da dúvida é o engano, a ilusão. Temos que estarmos atentos para não sermor iludidos pelas aparências do mundo. Por exemplo, no cruzeiro que estamos fazendo tudo é colorido. Há cores, luxo, luzes, fartura, abundância, diversão, shows, sorrisos e muita aparência. Somos aqui quase 2000 pessoas num só objetivo: curtir a vida e tudo o que de bom ela pode oferecer. Eu não considero errado, curtirmos a vida e os bens que Deus nos proporciona. Afinal de contas não estou usando recursos de ninguém, mas os meus próprios.
Ao sairmos daqui, a vida lá fora não é este mar de rosas. O mundo tenta nos atrair e nos fazer esquecer de Deus. Que coisa mais terrível, não é? Primeiro, a dúvida que tenta nos afastar de Deus nos mostrando nosso Deus como mentiroso (e tem gente que ainda dá crédito a Satanás). Segundo, ainda ele, Satanás, tentando-nos com as delícias deste mundo no afã, máximo, de esquecermos de Deus achando que estamos num paraíso.
Ele é tão sujo que quando percebemos que o mundo não é como ele pinta, então ele nos oferece as drogas, o álcool, o cigarro, as pílulas. Seu objetivo é fazer mesmo a gente se esquecer de Deus. Ele insiste em nos dizer: é possível viver neste mundo, ser feliz, desfrutar do bom e do melhor, curtir adoidado sem termos que darmos glórias a Deus. Tente! Eu irei te ajudar! Você quer seguir a Satanás? Cuidado para não cair em seus laçoes de engano e ilusão.
Cada escolha que fazemos traz consigo as suas consequências. Escolha sempre confiar em Deus e nenhuma muralha será grande demais que te impedirá de ter, com Deus, uma vida abundante. Aleluias.
Já derrubamos duas muralhas importantes: a dúvida e o engano, mas há mais a ser derrubado. É o que a bíblia fala de coisas que sufocam a palavra tornando-a infrutífera. E o que é que sufoca a palavra de Deus?
Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mc 4:19).
Podemos reparar neste breve estudo que o alvo principal até o momento tem sido a PALAVRA DE DEUS! A dúvida está relacionada à PALAVRA DE DEUS. O engano e a ilusão tem por objetivo nos afastar da PALAVRA DE DEUS. E os cuidados deste mundo, o engano das riquezas e outras ambições, visam, todas, sufocar... o quê? A PALAVRA DE DEUS! Todos os ataques fora feitos contra a PALAVRA DE DEUS.
Hodiernamente, somos e estamos tão envolvidos com tantas atividades e ocupações que estamos sendo sufocados. O próprio tempo já se tornou curto para darmos contas das exigências do dia-a-dia. A internet e a informática tornou o mundo pequeno e há tanto no que navegar, explorar, investigar, estudar. Não basta apenas ler um jornal, revista, assistir um jornal. Precisamos estar atualizados também na internet. Em nosso trabalho e estudo seremos bem vistos se estivermos por dentro de tudo.
Isso tudo, dependendo de como estamos em nossa vida espiritual de relacionamento com Deus, pode ser um desastre espiritual fazendo sufocar em nosso espírito a PALAVRA DE DEUS.
Além dos cuidados deste mundo, desta vida, temos também as seduções das riquezas e outras ambições que outro papel não tem se não o de fazer sufocar em nós a palavra de Deus. Em meu ambiente de trabalho e em muitos lugares eu vejo multidões todas sonhando com o prêmio da loteria, como se a obtenção de riquezas fosse dar solução aos problemas de nossas vidas.
Dinheiro, poder, status, prestígio, fama, prazeres, distrações não completam o homem, mas apenas o distraem e não por muito tempo. Somente uma coisa é capaz de preencher o vazio no peito de cada um, pois os nossos vazios têm um tamanho certo: o tamanho de Deus! Assim, meus amigos vivem da ilusão e quando ela, a ilusão, se torna realidade (1 em milhões) o seu possuidor perde a sua vida e não a acha, como supunha.
Nós fomos feitos para a glória de Deus e somente em Deus – somente em Deus - nos locupletamos! Não adianta nada o esforço, o trabalho, a luta, a conquista quando o objetivo não é darmos glórias a Deus e sim a conquista em si.
A maior de todas as muralhas, aquela que fazia separação entre nós e Deus, foi vencida e derrubada pelo Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ela era a muralha do pecado que nos afastava de Deus e nos impedia de termos hoje uma vida abundante e próspera diante do Senhor. Por meio de seu sangue foi destruída essa barreira e hoje com ousadia podemos nos achegar ao trono da graça para acharmos ocasião em tempo oportuno.
É por isso que Deus requer de nós, hoje, a fé nele e em sua obra redentora. Os que não tem fé, antes insistem em permanecer na incredulidade, Deus diz que para estes não há paz e, portanto, não podem entrar em seu descanso. “E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.” (Hb 3:19).
Em outro trecho bíblico, constatamos que a fé foi a principal responsável pela queda da muralha de Jericó.
Foi a fé que pôs abaixo as muralhas de Jericó, depois que o povo de Israel tinha andado ao redor delas durante sete dias, como Deus lhes ordenara.” (Hb 11:30). Que fé poderosa! O texto bíblico é claro ao dizer que foi a fé e a obediência às instruções claras de Deus que pôs abaixo as muralhas de Jericó.
As muralhas de Jericó não eram quaisquer muralhas, pelo contrário, enormes (Js 6:1). Suas principais características eram: a cidade de Jericó ocupava uma área aproximada de uns 32 km quadrados. Era protegia por muros altos de quase 10m de altura por cerca de 6m de largura, divididos em dois. O primeiro de uns dois metros de espessura e o interno de uns 4m de espessura, sendo que entre um e o outro muro havia uns 5m. Dizem que as sentinelas, soldados que montavam guarda em cima dos muros, podiam ser avistados de longe. Era realmente, na época, uma cidade inexpugnável, colossal.
Fé e obediência! As nossas armas não são carnais. Não foi usado dinamite, pólvora, bombas, nem foram realizadas reuniões, estratégias militares, políticas, mas tão somente a fé e a obediência. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.(2Co 10:4)”. Deus prometeu a vitória e o povo crê e obedeceu. A vitória foi grande e o temor e o terror caíram sobre os habitantes da vizinhança.
É de se notar que o povo israelita estava cansado e já peregrinava no deserto por 40 anos e agora para conquistar Canaã surge em seu caminho uma cidade fortaleza como essa! Se não tivessem aprendido a lição no deserto que os fez peregrinar tanto tempo: um ano para cada dia, quando chegassem em Jericó teriam desfalecido. No entanto, não recuaram, nem murmuraram, mas obedeceram, cantaram louvores e a vitória foi grande.
Diante do obstáculo da muralha, Josué, não usou meios humanos para rompê-la, antes, confiou cabalmente em Deus. Depois que Israel fez tudo o que Deus ordenou, a muralha ruiu e o povo pôde conquistar a cidade. Não há muralhas em nossas vidas que não possam ser rompidas pela fé! Rompa as muralhas da tua vida pela fé! Se uma tão imensa muralha foi derrubada pela fé dos israelitas que estavam sob o comando de Josué porque Deus tinha um propósito específico na vida deles quanto mais em nossas vidas cujo próprio Senhor se animou a morrer por nós nos dando sua própria vida? Não tenha medo de romper as muralhas que estão diante de ti! Mas vença-as seguindo as orientações de Deus!
A Deus toda a glória!
Alguns motivos de oração: Oremos pelo meu irmão João que está com problemas de saúde e pelo Patrick que tem de tomar decisões importantes sobre seu trabalho
Próxima reunião Dia 25/03/2010Arca da Aliança=Um lugar de adoração! A Deus toda a glória!=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar e que Deus o abençoe!