quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O viver cristão - por Diogo Freitas

O viver cristão em dias atuais deve ser moldado primordialmente pela piedade. O que nada mais é do que viver de acordo com a vontade de Deus, em atitude de adoração e serviço a Ele. E este viver é o nosso motor de propulsão na vida cristã.

 

A piedade nos direciona às atitudes corretas como crente, pois nos leva a conhecer carinhosamente a Deus, como Ele é, e quem Ele é, e assim nos guia a uma vida de acordo com o que Ele deseja que vivamos. Este estilo apaixonado de vida nos leva a um sentimento sincero de amor a Deus como Pai, de reverência a Deus como Senhor e de temor a Deus em Sua justiça, nos alertando a temer mais a ofensa a Ele do que a própria morte.

 

Desenvolver a piedade é reverenciar a Deus em amor, e esse sentimento gracioso é o fruto do conhecimento de Seus benefícios. Será de grande valor para a sua vida, se com todo zelo e dedicação, buscar todos os dias, a santificação na piedade, que deve ser o começo o meio e o fim do viver cristão.

 

Mas se nada disso é novidade, deve haver algo errado. Deve-se buscar o arrependimento, que é fruto da fé e da oração, não só agora, mas toda a vida cristã deve ser marcada por arrependimento, pois o arrependimento é a essência da vida cristã, que envolve confissão de pecados e crescimento em santidade. Este viver é a resposta vitalícia do crente a Palavra de Deus, em razão, emoção e atitude. O arrependimento te direciona a Deus de coração sincero, e traz um temor puro à Sua Santidade, mortificando o seu "eu" e os pecados e glorificando a justiça em Cristo.

 

Sem piedade não há arrependimento, e sem arrependimento não há temor sincero, e não é possível ter consciência do horror dos pecados e tão pouco mortificá-los, o que é essencial, pois o pecado deixa de reinar na vida do cristão, mas ele não deixa de habitá-lo. Somente com a ajuda do Espírito Santo o crente consegue matar o pecado todos os dias renunciando a si e carregando de fato a cruz, que é a ordem de Cristo. A vida cristã, portanto, é caracterizada por novidade de vida sempre. Se já não há o que mudar, cuidado!

 

Diogo Freitas - Recife, 2009 ("Não só evitar o mal, mas fazer o bem").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar e que Deus o abençoe!